Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

Exploração de timbres com flautas de canudinho

O grande desafio que os professores de musicalização tem encontrado  seu dia à dia é referente ao planejamento, pois, o mesmo ainda se encontra entrelaçado aos PCNs de Arte, além disso, como fazer uma criança aprender música de forma eficaz? O uso de uma metodologia envolvendo teoria e prática se faz extremamente necessário, não somente nas aulas de musicalização, mas de todas as disciplinas.
No primeiro ano que a criança entra na escola, o professor tem a responsabilidade de ensina-la os conceitos básicos das propriedades do som (Altura, Duração, Intensidade, Timbre), porém, se não for associado a prática nesta etapa do ensino, a criança passará por ela e certamente não se lembrará de muita coisa no futuro.
Para ensinar a propriedade do som Altura, podemos fazer comparações com sons de animais e com isso fazer a criança aprender nomenclaturas técnicas. Exemplo: o professor pode perguntar como é o som de um passarinho? alguns responderão que é um som fininho e, neste momento ele fara a correção nos alunos dizendo que este som "fino" se chama "agudo".
O uso de instrumentos musicais poderá favorecer o aprendizado, caso não se tenha instrumentos para serem manipulados pelos alunos a criação deles também é válida.em uma das minhas aulas criei uma flauta feita com canudinho, apesar de ser um material simples, é de fácil manipulação e permite a demonstração dos conceitos ensinados aos alunos.

Abaixo está o vídeo demonstrando como criar esta flauta:






                                               Alunos do 1° ano CME Antonio Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário